O PIX passará a ter novas regras a partir desta sexta-feira (01). O Banco Central anunciou que as alterações limitam o valor de transferência para que seja garantido a segurança das transações e também impedir a realização de fraudes para consumidores e empresas de todo o Brasil.
As mudanças podem gerar impactos positivos aos pequenos negócios, pois o Pix é a principal forma de pagamento e corresponde a maior parte do faturamento de metade dos microempreendedores do país, segundo a Pesquisa – Pulso dos Pequenos Negócios, realizada em setembro de 2024 pelo Sebrae.
De acordo com a pesquisa, 96% das empresas residentes no Maranhão aceitam PIX como forma de pagamento e o faturamento por meio do pix registrado de forma mensal é de 50%.
Para Jaime Coelho Júnior, gerente da Unidade de Serviços Financeiros do Sebrae no Maranhão, as novas medidas possuem caráter essencial para a continuidade do uso do PIX nas transações financeiras. “Com o pix, os empreendedores podem receber os pagamentos na hora, com menor custo, mais segurança e agilidade. As novas regras irão reforçar a continuidade desses benefícios, garantindo a facilidade da venda e o retorno financeiro para os pequenos negócios”
Novas Regras – Segundo o Banco Central, transferências que ultrapassem o valor de R$ 200 somente poderão ser realizadas de um aparelho celular ou de um computador cadastrado previamente pelo cliente da instituição financeira. No caso de dispositivos não cadastrados, o limite diário é de R$ 1 mil. A exigência de cadastro somente valerá para os dispositivos que nunca tenham sido usados para realizar um Pix, para os dispositivos atuais, não haverá mudanças.
O Imparcial