Município de Codó será contemplado com o Programa Mais Genética no Sertão

Na última quinta-feira (27), foi realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a primeira reunião de alinhamento para a implementação do Programa ‘Mais Genética no Sertão’ no município de Codó. Além da equipe técnica, o encontro contou com as presenças do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros e do presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) Idelfonso Barros, as duas maiores entidades ligadas ao agronegócio no município.

O programa é uma parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), com objetivo de melhorar a qualidade do rebanho de caprinos, suínos e bovinos, garantindo mais produtividade e renda para os produtores familiares e pequenos agricultores do estado. O projeto prevê o melhoramento genético com inseminação artificial e assistência técnica aos pequenos criadores. No Maranhão, apenas os municípios de Codó e Tuntum foram contemplados.

De acordo com o secretário de Agricultura de Codó, Pedro Belo, serão escolhidos animais de vinte criadores locais, para a inseminação artificial com conteúdo genético de animais de alta linhagem, produzindo novos reprodutores e matrizes para o melhoramento do rebanho no município. “É um grande privilégio Codó ser um dos únicos dois municípios no Maranhão a estar no programa. É uma parceira muito importante entre o governo municipal, na pessoa do nosso prefeito Chiquinho FC, a CONAFER e as entidades ligadas ao setor agropecuário em nosso município. Um trabalho conjunto que resultará no melhoramento de nossos rebanhos de suínos, caprinos e bovinos”, explicou.

Nós do SINCODÓ fomos convidados pelo secretário Pedro Belo, nosso amigo Solon da Nóbrega, para esse importante encontro, também em contato on line com a equipe da CONAFER, com o objetivo de iniciar em Codó o Mais Genética no Sertão, um programa que irá melhorar a nossa cadeia produtiva de caprinos, suínos e também bovinos, por meio da inseminação artificial, gerando a melhor qualidade dos rebanhos, o que será de grande valia para os nossos produtores”, destacou o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.

Para o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, o programa Mais Genética no Sertão representará um avanço significativo na transformação dos rebanhos de caprinos, suínos e bovinos de Codó. “Este programa é uma extensão do Mais Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, que tem proporcionado a melhoria das condições de vida e nas propriedades dos pecuaristas em milhares de municípios de todo o país. Agora, este grande programa de bioreprodutividade chega a Codó. Essa iniciativa representa uma verdadeira revolução genética, fortalecendo a pecuária e oferecendo aos pequenos produtores a oportunidade de melhorar a qualidade de seus rebanhos, o programa não só impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também social das comunidades rurais envolvidas.”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *