A atleta brasiliense Maria do Socorro da Silva conquistou a 4ª posição no pódio em uma das categorias do Campeonato Mundial de Fisiculturismo e Fitness, em Santa Susanna, Espanha. Na “Women’s Physique Open”, a Fisiculturista foi a única participante com mais de 50 anos de idade.
Aos 66 anos, ela também competiu como “Women’s Physique Master” – específica para mulheres acima de 35 anos – e ficou em quinto lugar.
O campeonato do qual participou aconteceu entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, na Europa, e foi organizado pela International Federation of Bodybuilding & Fitness (IFBB). Socorrinho foi uma das contempladas com passagens áereas pelo programa de incentivo ao esporte “Compete Brasília” para participar da ocasião.
Quem é a fisiculturista Socorrinho?Maria do Socorro da Silva, conhecida como Socorrinho, é natural de Brasília e atua como servidora na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) há 48 anos. Atualmente, ela é chefe da Ouvidoria-Geral da Novacap.A atleta começou a treinar aos 36 anos, mas somente se dedicou fielmente ao fisiculturismo a partir dos 50 anos de idade. Após o falecimento de seu filho em 2008, ela decidiu explorar a modalidade e, no ano seguinte, já participou de campeonatos.
Socorrinho também teve outras perdas – a mãe, os dois irmãos e o companheiro com quem morava há quatro anos. “Na mesma proporção em que eu ia tendo essas perdas, eu fui acrescentando ao meu foco, a disciplina, a vontade de vencer todas essas dores”, declarou a fisiculturista à Agência Brasília.Alimentação e treinos do SocorrinhoA fisiculturista relatou que treina duas vezes por dia como preparação para competições. Todos os dias da semana ela faz uma caminhada como atividade física cardiovascular pela manhã, às 5 horas.
Após o período de trabalho na Novacap, Socorrinho treina musculação na academia a partir das 18 horas. Com aproximadamente 45 minutos diários, os treinos da fisiculturista são alternados entre superiores e inferiores. Para as competições, ela também ensaia as poses e as coreografias nas quartas e nos sábados.
Sua dieta fica restrita a cinco ou seis refeições diárias, nas quais as quantidades de proteínas e carboidratos também são regradas. Sobre a quantidade de água, diariamente a atleta consome no mínimo quatro litros em dias de treinos comuns.Títulos Socorrinho no fisiculturismoAlém de concorrer na Espanha, a fisiculturista brasiliense participou do 49º Campeonato Sul-americano de Fisiculturismo e Fitness, em Assunção, capital do Paraguai, em setembro deste ano. Na ocasião, Socorrinho levou a medalha de bronze da categoria “Women’s Physique”.
Em território nacional, recebeu três troféus na participação do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo no Pará, em julho. O mais requisitado foi o de segundo lugar na categoria “Dupla Mix Pairs”.
Já no mês anterior, a fisiculturista foi contemplada com o primeiro lugar na categoria Fit Pairs, no Campeonato Brasiliense. Além desse título, ela ficou em segundo como “Women’s Physique” na mesma disputa.
O povo