Com programação diversificada e inovadora, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Codó realizou de 11 a 14 de novembro, a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, este ano com o tema ‘Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais. O tradicional evento visa promover a difusão e popularização da ciência, incentivar a interação entre academia e a sociedade. A programação contou com palestras, workshops, oficinas, cursos, exposições, apresentações de trabalhos e atividades culturais.
Durante a SNCT, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, em parceria com o IFMA, promoveram três cursos para capacitação técnica no campo, como Pilotagem em Drone, Bovinocultura – Manejo Alimentar e Cultivo de Hortaliças Folhosas.
“É a segunda vez que o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó participa da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, um evento de grande importância para a promoção de conhecimentos para tantas áreas. Nesta edição nos foi solicitado a realização de três cursos, todos ligados ao desenvolvimento de novas técnicas para o agro, e todos foram realizados com muito sucesso. É mais um excelente resultado desta importante parceira FAEMA/SENAR e SINCODÓ e IFMA. Parabéns a todos”, explicou o mobilizador de cursos do SENAR/SINCODÓ, Elias Araújo
“Gostaria de agradecer o trabalho e a disponibilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Codó, na pessoa do mobilizador, Elias Araújo, que mostrou grande disponibilidade e um atendimento sempre muito rápido, que ajudou a gente na organização desse evento. Agradecemos muito também ao presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, que sempre esteve com a gente desde o começo. Agradecemos muito pela disponibilidade, pelo atendimento e por ajudar na realização desses valorosos cursos durante essa semana da ciência e tecnologia. Vocês foram de grande importância para nós e nós agradecemos sempre essa parceria que o Sindicato tem com o Instituto Federal, que mostra a importância que vocês dão aos nossos alunos e à toda a população de Codó”, declarou o estudante Herus Pablo Firmino Martins – Presidente do centro acadêmico de agronomia e coordenador da semana da agronomia.
De acordo com o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, o evento conseguiu mostrar, com competência e excelência, a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos, oferecendo também oportunidades para a comunidade conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica desenvolvidas no município.
“Tivemos a oportunidade de mais uma vez participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, juntamente com o IFMA, promover três cursos importantes e compartilhar com a sociedade os avanços da ciência e da tecnologia no campo e na vida de todos. Muito feliz em poder contribuir para promover o tema desta edição, reconhecendo, valorizando e protegendo a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos saberes tradicionais das comunidades. Parabéns a todos por mais um evento de grande sucesso, compartilhando conhecimentos técnicos e científicos de maneira inclusiva, construtivista e participativa”, concluiu o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.