O Banco do Brasil, em parceria com o Sistema Faema/Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) e ACRIVI realizaram em Codó etapa inédita do Circuito de Negócios Agro BB, que ocorreu entre os dias 7 e 8 de novembro. Na ocasião estiveram presentes representante das entidades organizadoras, empresários do agro e produtores rurais da região.
A etapa de Codó fez parte de uma série de eventos, iniciada em São Mateus, e que visa compartilhar conhecimento sobre agronegócio e crédito rural com produtores atendidos pelo Senar em várias cidades do Maranhão. A programação se iniciou em São Mateus e segue até o dia 27 em Matinha, percorrendo outros sete municípios maranhenses.
Em Codó, a programação foi realizada no Parque de Exposição Walter Zaidan, com a participação de lideranças como o presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, e o coordenador regional da ATeG, Rodrigo Castro. Importantes palestras foram ministradas na ocasião, como “A Liderança Feminina no Agronegócio: Buscando Novos Caminhos, com a produtora e CEO da Agropecuária Campo Novo, Adelaide Britto.
Os produtores locais também assistiram a palestras sobre novas tecnologias, gestão e crédito rural. Especialistas do SENAR-MA estiveram disponíveis para oferecer orientações sobre “Gerenciamento de Propriedades Rurais”, com Rodrigo Castro, e “Cenário Atual: Oportunidades e Desafios da Cadeia de Bovinocultura em Codó”, com Clésio Costa.
“O Circuito é uma oportunidade valiosa para fortalecer o setor rural. Nosso papel é capacitar tecnicamente os produtores, enquanto o Banco do Brasil fornece o financiamento necessário para expandir os negócios,” ressaltou o engenheiro agrônomo Raimundo Coelho, presidente do Sistema Faema/Senar.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, a passagem da carreta do Circuito de Negócios Agro BB no município foi um marco e um uma grande oportunidade de se conectar com novas possibilidades de crescimento para o setor rural e ampliar os horizontes do agronegócio em Codó e na Região dos Cocais.
“Foi realmente um evento, uma experiencia inédita em Codó e uma grande oportunidade para os nossos produtores. A vinda da Carreta Agro ao município não apenas fortalece o setor agropecuário, mas também contribui diretamente para o desenvolvimento da economia local, ao incentivar a geração de negócios e promover o intercâmbio de conhecimento entre os produtores. Uma excelente oportunidade para que nossos agricultores e pecuaristas acessem recursos e ferramentas essenciais para a modernização de suas atividades, fortalecendo, assim, toda a cadeia produtiva”, concluiu Iedo Barros.