No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado no último domingo (3), 25,2% dos estudantes no Maranhão faltaram à prova, ou seja 1/4 dos candidatos. A porcentagem também corresponde a cerca de 45.011 pessoas dos 178.616 inscritos no estado.
Os dados foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), quatro dias após o Exame. No país, o índice de abstenção foi de 26,6% .
Veja também: Mais de 178 mil candidatos participam do Enem 2024 no Maranhão
O número de faltosos no Maranhão, no primeiro dia de provas, foi menor que o do ano passado, quando o estado teve 47.783 faltosos, o que correspondeu a 28,4% dos inscritos em 2023.
Quem faltou pode refazer a prova, em alguns casos
Quem não compareceu ao primeiro domingo de provas por motivos de saúde ou de problemas logísticos têm direito a uma segunda chance: participar da reaplicação em 10 e 11 de dezembro. As inscrições são obrigatórias e ficarão abertas de 11 a 15 de novembro.
✏️Como fazer a solicitação?
É preciso entrar na Página do Participante e inserir login e senha.
Entre 11 e 15 de novembro, o candidato poderá abrir o pedido de reaplicação para fazer o Enem em dezembro.
Se a justificativa for relacionada a problemas de saúde, será preciso anexar documentos comprobatórios (como exames e atestados médicos). Nos casos de falhas logísticas, o próprio Inep irá analisar a situação do local de prova em que o participante estava inscrito.
Ao todo, no Maranhão, o ENEM está sendo aplicado em 79 municípios, com 611 locais de prova e 5.921 salas.
No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema “‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
No próximo domingo (10), os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.
G1ma