DIREITO E SAÚDE | Direito a Acompanhante em Consultas e Internações: Um Direito Seu! (Parte VII)

 com Dr. Suelson Sales

Você sabia que tem direito a um acompanhante em consultas e internações? Ir ao médico, fazer um exame ou passar por uma internação hospitalar são momentos que podem trazer ansiedade e muitas dúvidas. Mas você sabia que não precisa passar por isso sozinho?

De acordo com o Estatuto dos Direitos do Paciente (Lei nº 15.378/2026), você tem o direito garantido por lei de ter uma pessoa da sua confiança ao seu lado nesses momentos. Esse direito foi criado para trazer mais segurança, humanidade e tranquilidade para o seu atendimento. Vajamos como funciona este direito:

A lei é muito clara: todo paciente tem o direito de ter um acompanhante tanto em consultas quanto em internações. A escolha de quem estará ali é sua. Ter alguém de confiança por perto ajuda no apoio emocional e facilita a conversa com os médicos e enfermeiros.

Muitas pessoas acham que o acompanhante serve apenas para fazer companhia, mas a lei dá a ele uma função muito importante na sua segurança. O seu acompanhante é um aliado da sua saúde e ele pode (e deve): (i) Fazer perguntas: Questionar a equipe de saúde sobre diagnósticos, tratamentos e remédios que você está recebendo; (ii) Fiscalizar a segurança: Ficar de olho se os procedimentos certos estão sendo seguidos — como checar se o profissional lavou as mãos ou se confirmou o seu nome antes de dar um medicamento.

Mas temos uma exceção! O médico ou profissional responsável pode proibir ou limitar a presença do acompanhante se entender que isso vai colocar em risco a sua saúde, a sua intimidade ou a segurança das outras pessoas. Exemplo:  Ambientes de isolamento por risco de infecção ou cirurgias que exijam total privacidade. Nesses casos, a restrição deve ser sempre explicada e justificada pelo profissional.

Em resumo: (i) O Direito ao acompanhante vale para consultas e internações; (ii) Quem está com você pode perguntar e fiscalizar os cuidados; (iii) A Exceção é quando a presença do acompanhante pode causar risco real à saúde ou à segurança.

Conhecer os seus direitos é o primeiro passo para garantir um atendimento médico mais seguro, respeitoso e humano. No seu próximo atendimento, exerça esse direito!

Representante da Ferroviária de Araraquara avalia talentos do futebol feminino em Codó

O futebol feminino de Codó viveu um momento especial com a realização de uma avaliação técnica conduzida pelo professor Rondinelli, representante da equipe feminina da Ferroviária de Araraquara, uma das maiores referências da modalidade no Brasil. A iniciativa reuniu jovens atletas codoenses em busca de uma oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, dar um importante passo rumo ao futebol profissional.

Durante o evento, autoridades, apoiadores e representantes do esporte local destacaram a importância da ação para o fortalecimento do futebol feminino no município. O vereador Nunes do Náutico agradeceu a presença da equipe da Ferroviária e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na realização da avaliação. “Quero agradecer ao professor Rondinelli por se mobilizar e vir de Araraquara até Codó para realizar esse trabalho com nossas meninas. Sabemos das dificuldades e da necessidade de ampliar as oportunidades para o futebol feminino. Estamos abrindo portas e criando novas perspectivas para essas atletas”, destacou.

Revelando os talentos codoenses

O professor Rondinelli elogiou a qualidade das jovens atletas avaliadas e reforçou o compromisso da Ferroviária em identificar novos talentos pelo país. Segundo ele, o clube mantém um projeto de observação técnica que busca oportunidades para meninas que sonham em construir uma carreira no esporte. “O que vimos aqui foram atletas de qualidade e um trabalho muito bem desenvolvido. Tudo isso contribui para o crescimento do futebol feminino. Já tivemos a experiência de contar com uma atleta de Codó em nosso clube e esperamos que outras meninas também possam alcançar esse objetivo”, afirmou.

A iniciativa contou ainda com o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, reconhecidos pelo incentivo às ações esportivas no município. O evento reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e geração de oportunidades para a juventude codoense.

A avaliação representa mais um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino em Codó, incentivando novas atletas a acreditarem em seus sonhos e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas dentro e fora dos gramados.

Codó amplia segurança alimentar com nova distribuição de cestas verdes

A Prefeitura de Codó realizou, nesta quarta-feira (17), mais uma etapa da entrega de cestas verdes, beneficiando 150 famílias do bairro Santo Antônio acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e inseridas em programas sociais do município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o combate à insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

A ação foi promovida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. A entrega aconteceu no Clube do Juca e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário interino de Agricultura, Francisco Neto, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosa Vasconcelos, além das famílias beneficiadas.

A distribuição das cestas integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa que tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa incentiva a produção agrícola local e promove o consumo de alimentos saudáveis produzidos pelos agricultores familiares do município.

As cestas são compostas por produtos adquiridos diretamente de pequenos produtores rurais, gerando benefícios tanto para as famílias atendidas quanto para os trabalhadores do campo. A medida contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, estimula a produção agrícola e assegura geração de renda para os produtores locais.

De acordo com a gestão municipal, o programa representa uma importante ferramenta de inclusão social, promovendo mais qualidade de vida para a população e fortalecendo a economia local por meio da valorização da produção rural.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a relevância de ações que unem assistência social e desenvolvimento econômico.

“Temos um importante compromisso com as famílias codoenses de um modo geral. Temos que dar atenção especialmente às famílias carentes, pois elas precisam do nosso olhar. Por isso, as cestas verdes estão sendo entregues periodicamente nos bairros, promovendo mais dignidade, inclusão e qualidade de vida para a população codoense”, afirmou o gestor.

As entregas das cestas verdes continuarão sendo realizadas em diferentes bairros do município, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Codó

Comece o Dia do Jeito que Merece na Estação do Café

Nada melhor do que começar a manhã com uma refeição saborosa, nutritiva e preparada com carinho. Na Estação do Café, o seu café da manhã ganha um toque especial com aquele café quentinho e ovos fresquinhos, combinação perfeita para garantir mais energia, disposição e bem-estar ao longo do dia.

Seja para uma pausa antes do trabalho, um encontro com amigos ou simplesmente para desfrutar de um momento tranquilo, a Estação do Café oferece um ambiente acolhedor e um cardápio pensado para tornar suas manhãs ainda mais agradáveis.

Aqui, cada detalhe faz a diferença: o aroma irresistível do café recém-passado, o sabor dos alimentos preparados na hora e o atendimento que faz você se sentir em casa. Afinal, um bom dia começa com uma boa escolha.

☕ Seu momento. Seu café. Sua estação.

Venha para a Estação do Café e descubra como um café da manhã simples, gostoso e completo pode transformar o seu dia. Esperamos por você! ✨

Garra Monitoramento: Proteção e segurança para o seu patrimônio!

Proteção e segurança para o seu patrimônio!

A Cerca Elétrica Industrial é a solução ideal para reforçar a segurança da sua residência, comércio ou patrimônio em geral. Com alta eficiência na proteção perimetral, ela ajuda a inibir invasões e garante mais tranquilidade para você e seu negócio, oferecendo segurança de alto nível e muito eficáz.

✅ Alta resistência e durabilidade.
✅ Segurança ativa 24 horas por dia.
✅ Inibição de invasões com choque não-letal.
✅ Mais segurança e comodidade.

Invista em tecnologia e proteção de quem entende do assunto. Entre em contato e solicite seu orçamento!
GARRA – (99) 98861-6398

#CercaElétrica #SegurançaEletrônica #Monitoramento #Segurança24Horas #CodóMA

Primeira Feira Ambiental de Codó reúne mais de 600 participantes e marca novo momento da educação ambiental no município

A cidade de Codó viveu uma manhã histórica no último dia 19 com a realização da 1ª Feira Ambiental de Codó, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). O evento, realizado no Parque de Exposições Walter Zaidan, reuniu mais de 600 participantes e consolidou-se como uma das maiores ações de conscientização ambiental já promovidas no município.

Com uma programação diversificada e interativa, a feira ofereceu oficinas e atividades educativas voltadas para temas essenciais da sustentabilidade, como compostagem, hortas urbanas, análise da qualidade da água, direito ambiental, licenciamento e fiscalização ambiental, além de educação ambiental. O objetivo foi aproximar a população das questões ambientais de forma prática, acessível e participativa.

Fortes parcerias para uma cidade sustentável

A iniciativa contou ainda com uma ampla articulação intersetorial. Em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras, foram montados espaços de esporte, lazer e convivência, além da distribuição de lanches e a realização de uma animada gincana ecológica, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em desafios educativos e atividades voltadas à preservação ambiental.

O evento foi resultado da união de esforços entre as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Juventude, Esportes, Casa Civil, Saúde, Direitos Humanos, o SAAE e a ACRIVI, demonstrando que a construção de uma cidade mais sustentável depende do compromisso coletivo e da integração entre diferentes setores.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a feira representa um marco para o município. “Nosso objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. O resultado superou todas as expectativas e reforça que Codó está pronta para avançar cada vez mais nas políticas públicas ambientais.”

A expressiva participação popular e o entusiasmo dos estudantes, professores, servidores e parceiros evidenciaram o sucesso da iniciativa, que já nasce como referência em educação ambiental e mobilização social no município. A 1ª Feira Ambiental de Codó deixa um legado importante: a certeza de que educação, participação popular e compromisso institucional são ferramentas fundamentais para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente.

Conselho Municipal de Meio Ambiente

Outro destaque importante da 1ª Feira Ambiental de Codó foi a participação ativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que desempenhou papel fundamental na organização e realização do evento. O conselho levou ao público uma exposição de peças de crochê e artesanato produzidas por artesãs locais, demonstrando como a sustentabilidade também pode gerar renda, inclusão social e valorização da cultura regional. A feira evidenciou que a preservação ambiental vai muito além da proteção dos recursos naturais, envolvendo também o fortalecimento da economia criativa, da educação e da cidadania.

Total apoio da gestão Fé, Trabalho e Futuro e do deputado Nagib

Toda a iniciativa contou com o apoio decisivo da gestão municipal, liderada pelo prefeito Chiquinho FC, que tem fortalecido as políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O evento também recebeu o apoio do deputado estadual Nagib, parceiro das ações que promovem qualidade de vida, conscientização ambiental e desenvolvimento para a população codoense.

O sucesso da 1ª Feira Ambiental de Codó demonstra a força da união entre poder público, instituições parceiras, conselhos, escolas e sociedade civil. Mais do que um evento, a feira tornou-se um marco para o município e um exemplo de como a educação ambiental, quando construída de forma coletiva, pode transformar realidades e inspirar novas gerações.

Mulheres do Agro de Codó promovem encontro para fortalecer protagonismo feminino e ampliar oportunidades no setor

O fortalecimento da participação feminina no agronegócio foi tema de uma importante reunião das Mulheres do Agro de Codó, que reuniu lideranças estaduais, representantes de entidades do setor e mulheres empreendedoras em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da categoria.

A programação teve início às 18h30, com a recepção das participantes e abertura oficial do evento. Na ocasião, foram abordados temas sobre a importância da atuação das mulheres no desenvolvimento do agronegócio e a necessidade de ampliar espaços de representatividade e fortalecimento da classe.

Entre as autoridades e representantes convidadas para a abertura estavam Raimundo Coelho, presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR; Iedo Barros, presidente do SINCODO; Christiane Gedelha, assessora especial da SAGRIMA; Keyssiane Soeiro, vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro; Inalda Béder, presidente da Comissão de Codó; e Shirley Bruzaca, representante da Ação Pela Cidadania – Natal Sem Fome.

Uma verdadeira transformação no campo

O presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, destacou a trajetória de mobilização que vem sendo construída no estado, a partir da criação de comissões femininas em sindicatos rurais e da articulação promovida pelo Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com a CNA. Ele afirmou que o movimento o movimento representa uma verdadeira transformação no campo.

É um orgulho para mim, toda vez que eu vou em encontros das mulheres do agro. Neste momento, nós estamos aqui nesse encontro das mulheres do agro de Codó. Aí me faz lembrar, enquanto a gente teve a ideia de formar uma comissão das mulheres do agro em cada sindicato do estado do Maranhão. Com isso, nós levamos uma boa amostra das mulheres do agro do estado do Maranhão para uma discussão e boas palestras em São Luís, momento em que foram escolhidas as representantes do Maranhão na organização das mulheres do agro, na comissão das mulheres do agro estadual para Brasília. Então, uma delas está aqui, que é a Keisianne, ao lado das representantes das comissões e da nossa presidente Inalda, aqui de Codó, que estão fazendo uma revolução”, afirmou

A programação contou ainda com apresentações institucionais, espaço para diálogo e um momento especial dedicado à filiação ao SINCODO. Durante essa etapa, foram apresentados os benefícios e as oportunidades oferecidas às novas associadas, além da disponibilização de formulários e orientação para as interessadas em integrar a entidade.

Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro

O encontro também apresentou registros fotográficos, produção de vídeos para divulgação do Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro e a realização da tradicional foto oficial do grupo Mulheres do Agro de Codó, simbolizando a união e o espírito colaborativo das participantes.

Hoje aqui reunimos a Comissão das Mulheres do Agro de Codó, um momento importante para que as mulheres possam fazer parte oficialmente do sindicato dos produtores rurais de Codó e nós temos a nossa comissão oficializada pela FAEMA Senar ligada a CNA. Esse foi um momento também de participação das mulheres na construção do nosso encontro regional e é o que acontecerá na 52ª ExpoCodó, este evento que é o Encontro Regional das Mulheres do Agro acontecerá em 5 de agosto, e mostrando que as mulheres estão engajadas, estão participando e se preparando para acolher todas as mulheres que vêm de outras comissões para participar deste evento aqui conosco. É um momento especial, para pensar o futuro da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, que cada vez mais avançar”, declarou Inalda Béder, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó.

Encerrando a programação, foi servido um lanche de confraternização, proporcionando um ambiente de interação, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre as mulheres que contribuem diariamente para o crescimento do agronegócio no município e na região. O evento reafirmou o compromisso das entidades organizadoras com a valorização do protagonismo feminino e com a construção de uma rede cada vez mais forte e participativa no setor agropecuário.

3XO Brasil: Praça da Paz se consolida como point para grandes encontros nos jogos da Seleção Brasileira

O Brasil inteiro conseguiu respirar mais aliviado depois da vitória por 3X0 do Brasil contra o Haiti, na última sexta-feira, dia 19 de junho. Assim como em todo território nacional e até em comunidades de brasileiros em países estrangeiros, famílias e amigos se reúnem para assistir as partidas e torcer com toda a energia pelo nosso esquadrão canarinho.

Praça da Paz: Torcida pé quente no Codó Novo

No bairro Codó Novo, uma das maiores comunidades do município, os moradores ganharam recentemente um novo espaço de recreação e lazer e que já está se tornando um point pé quente para assistir os jogos da seleção. Na última sexta-feira, os moradores realizaram uma grande festa na Praça da Paz para curtir a vitória da Seleção Brasileira frente ao time do Haiti, mostrando que o espeço é pé quente.

Convite para a próxima quarta, dia 24 de junho

Assim como no jogo de esteia da Seleção Brasileira, quando inauguramos o espaço junto com o prefeito Chiquinho e os moradores, estamos aqui firmes e fortes, mostrando que somos fãs, somos torcedores natos, somos patriotas, somos seleção brasileira, e aqui já estendendo o convite. Na próxima quarta-feira, a partir de às 19h, aqui na Praça da Paz, telão e muitos brasileiros aqui assistindo e torcendo pelo nosso Brasil. Obrigado, grande abraço!”, convidou o vereador Nunes do Náutico.

A entrega da revitalização da Praça da Paz aconteceu no último dia 13 de junho, primeiro jogo da seleção, com muita festa, Torneio da Travinha e com a presença do prefeito Chiquinho FC, vereador Nunes do Náutico, pequenos atletas, moradores e amigos da comunidade.